-J.W.Goethe-
Pintar "através da cor"... cada impressão um encontro, um procurar e encontrar... permanecer e movimentar... Alegria, uma aventura... uma viagem para um pais desconhecido.
Ao pintar da natureza, o objecto não é copiado, é perceber sensações, é quase que você tornaria um com a paisagem.
- Paul Cézanne -
Estas imagens - pintadas sobre papel com guache, tintas e crayons coloridos solúveis- nasceram na vastidão da paisagem pitoresca do Barlavento Algarvio, perto de Barão S. João. Mostram "o meu Portugal”, não é só um olhar para a paisagem é um olhar por traz da paisagem... luz e escuridão, diferentes ambientes descobrimos nas formas e cores... os verdes saturados nos campos, o perfume das flores silvestres, a tranquilidade dos vales e colinas, sobreiros a dançar no vento... Até o canto dos pássaros se encontra nas cores. Expressar a força desta natureza selvagem, a sua leveza e o seu peso, a sua escassez e plenitude. Há uma transformação permanente, que também se manifesta quando pinto, quando eu faço as minhas caminhadas com a cor.
Estas impressões delicadas mostram um trabalho artístico inspirado na qualidade fina e luzidia da cor das plantas.
Pedaços de seda tingido à mão com cores de plantas e flores secas complementam as composições.
Adoro a harmonia e a beleza que estas cores naturais trazem: são leves e transparentes, desaparecem e quase se desfazem... Nasceram e vivem com a luz do sol e oferecem-nos o seu calor e o seu brilho.
Estes e outros motivos podem-se encontrar nos meus postais artísticos.
Não penso em nada quando pinto, vejo cores.
- Paul Cézanne -
...vivenciar a cor na sua polaridade de luz e escuridão… as cores começam a falar, procuram o seu espaço e permanecem entre tranquilidade e movimento… O encontro pode começar… cada cor mostra a sua qualidade, tocam-se, misturam-se, acontecem amizades, ligações profundas, celebrações…. pôr mais camadas de cor para se mostrar ainda mais profundidade, as vezes aparecem segredos… proteger o que é importante e deixar sair o que já é demais… procurar equilíbrio… olhando cada vez de novo para a composição… o que ainda falta… um olhar novo com carinho e atenção.. ter coragem para transformar…
Estas diferentes composições são pintadas com várias técnicas: Aguarela, Guache, Tempera, e técnica mixta.
O que elas têm em comum é que nasceram através da cor.
Quero que uma pintura respire e ganhe vida.
- Lee Krasner -
Experimentar é o caminho… um convite para uma aventura… um momento pitoresco…
Confrontar-se com a sua própria liberdade e os limites.
Superfície, linha e cores procuram novos caminhos… contraste é bem vindo… composições coloridas quase a gritar a cantar a dançar… espaços de cores abrem-se e transformam… a luz inspira… movimento e quietude se encontram.
O impossível se torna possível… superar-se…